Escolha uma Página
O que é o zumbido?

Zumbido é todo ruído, objetivo ou não, que é percebido nos ouvidos e que são muito comuns na população em geral. Aproximadamente 36 milhões de americanos sofrem deste desconforto. Infelizmente, desconhecemos estatísticas nacionais a esse respeito. Os zumbidos podem ser inconstantes, de intensidade, timbre e características variáveis, inclusive sendo percebidos em um ou ambos ouvidos. Quando o ruído é constante, pode ser importuno e perturbador. Mais de sete milhões de pessoas, nos Estados Unidos, apresentam um nível severo, a ponto de não permitir uma vida normal.

O que causa o zumbido?

Podem ser muitas causas, algumas não são sérias (um tampão ceruminoso, por exemplo). Mas há causas mais importantes, como infecção, perfuração do tímpano, acúmulo de catarro no ouvido médio, otosclerose, alteração da pressão arterial, tumor, diabetes, problemas de tireóide, traumatismo da cabeça e pescoço e uma variedade de outras causas.

O tratamento será totalmente diferente, conforme a causa. É importante procurar o otorrinolaringologista para encontrar a causa exata do zumbido e que tipo de tratamento pode necessitar.

Qual a causa mais comum do zumbido?

A lesão do nervo acústico é a mais provável e freqüente causa de zumbido. O nervo pode sofrer uma decadência, em seu funcionamento, pela idade. Outra causa de lesão do nervo é o constante bombardeio do ouvido por ruídos. Infelizmente, o ruído industrial, o excessivo ruído de certas músicas ou outros, podem ter efeitos maléficos para o nervo auditivo, cuja conseqüência são variados graus de surdez em uma população comumente jovem.

Qual é o tratamento do zumbido?

Na maioria dos casos, não há tratamentos específicos para ruído nos ouvidos ou na cabeça. Geralmente, a cura ou a melhora exige a identificação e a eliminação da causa. Este estudo é geralmente muito amplo. Contudo, em muitos casos, é possível que a causa não seja identificada. Ocasionalmente, remédios podem ajudar, mesmo sem a identificação da causa. Os remédios usados são muitos e com mecanismos de ação diferentes.

Quando não há causas identificáveis,o que se pode fazer para diminuir o zumbido?

Pode-se:

1. Reduzir a ansiedade nervosa;

2. Evitar o excesso de fadiga, praticando um repouso adequado;

3. Evitar estimulantes nervosos, tais como café e refrigerantes que contenham cafeínas e fumar (nicotina);

4. Parar de se preocupar excessivamente com o ruído, imaginando que o deixe surdo, atrapalhe a sua mente ou lhe comprometa a vida. Procurar educar-se para ignorá-lo o mais possível. Este tipo de controle pode ser significativamente melhorado pelas técnicas de biofeedback e/ou pelo mascaramento;

5. Evitar expor o ouvido a ruído intenso, por exemplo: aspirador, furadeiras, etc.

O que é biofeedback?

O biofeedback envolve exercícios de concentração e relaxamento que se destinam a educar o controle voluntário da circulação para várias partes do organismo, é como relaxar grupos musculares através do organismo. Quando este tipo de controle é obtido, pode ser efetivo na redução da intensidade do zumbido de alguns pacientes.

O que é um mascarador de zumbido?

O zumbido incomoda mais quando o ambiente está quieto, principalmente quando se está na cama. Um som competitivo, tal como o de um rádio, pode ajudar a mascarar zumbidos, fazendo com que sejam menos percebidos. Alguns otorrinolaringologistas sugerem que se ouça música FM em baixo volume. Muitos pacientes têm sido ajudados ao sintonizarem o receptor FM entre duas estações de rádio, ouvindo o ruído em baixo volume, no chamado ruído branco. De modo geral, os faz aceitarem melhor o ruído que vem do exterior, e não o da própria cabeça.

O mascarador de zumbido é um instrumento eletrônico construído para ser usado de maneira semelhante a uma prótese acústica. Ele gera um ruído competitivo e agradável, que, para alguns indivíduos é efetivo. O resultado é semelhante a um ruído branco, e o grande benefício é a redução do incômodo do zumbido quando o indivíduo prepara-se para dormir.

A prótese auditiva pode ajudar a reduzir o zumbido?

Pessoas afetadas por surdez afirmam que deixaram de ter zumbidos quando começaram a usar próteses auditivas. Muitas vezes, indivíduos com pequenas perdas auditivas preferem usar prótese auditiva, que reduz o zumbido. Comumente, quando a prótese auditiva é removida, o ruído da cabeça retorna ao nível usual.

Atenção: Todas as informações contidas neste site possuem caráter informativo, não substituindo, em hipótese alguma, as orientações de seu médico.