Nariz

Rinoplastia/Cirurgia Plástica e Funcional do Nariz
O que é ?
A rinoplastia (cirurgia plástica do nariz) é uma cirurgia que envolve a alteração da forma do nariz com objetivo de alcançar a harmonia da aparência externa do nariz e sua relação com a face. É uma cirurgia delicada que valoriza as características individuais e personalidade de cada paciente. Mesmo pequenas alterações impactam significativamente na harmonia facial.
Além de ser a estrutura central da face, impactando na harmonia e beleza facial, o nariz apresenta uma importante função de permitir a passagem do ar até os pulmões, controlando a sua umidade e temperatura. A atenção para a função do nariz é uma prioridade nessa cirurgia, já que a mudança em sua forma pode interferir na sua função.
Portanto, a rinoplastia é uma cirurgia que tem o enfoque na melhora estética e funcional do nariz, sendo esses dois parâmetros indissociáveis. Função e forma do nariz devem ser avaliados e tratados concomitantemente, buscando um resultado natural e harmônico com a face associado a uma respiração nasal confortável e eficiente.
Como é realizada a rinoplastia?
Há uma diversidade de técnicas e formas de atingir o resultado desejado. A escolha da abordagem a ser empregada vai depender da avaliação e planejamento cirúrgico realizado para cada paciente.
A cirurgia pode ser realizada usando anestesia geral ou anestesia local com sedação. A exposição das estruturas nasais é realizada, na maioria das vezes, através de incisões internas do nariz.
Algumas situações podem exigir incisões externas em locais em que a cicatriz é praticamente inaparente e, se necessárias, são discutidas no pré-operatório com o paciente.
No final da cirurgia coloca-se um curativo para reduzir o inchaço local.
São usados tampões nasais?
Os tampões nasais ou curativos internos NÃO são usados rotineiramente em nossa prática. Podem ser necessários, entretanto, em caráter de exceção, em casos de sangramentos nasais intensos.
Quais as cirurgias que podem ser associadas à rinoplastia?
A rinoplastia também permite que se realize concomitantemente a correção de deformidades internas do nariz tais como desvios septais (septoplastia) , hipertrofias de cornetos inferiores (turbinoplastias), pólipos nasais (polipectomias) assim como tratamento cirúrgico para sinusites (sinosotomias) proporcionando melhora na respiração nasal e na qualidade de vida.
Para alcançar a harmonia facial pode ser necessária outras cirurgias faciais. A blefaroplastia (correção das pálpebras), otoplastia (correção das orelhas em abano) são frequentemente associadas à rinoplastia. A correção do queixo (mentoplastia) também pode ser realizada no mesmo tempo cirúrgico, proporcionando maior harmonia ao perfil.
Como é o pós-operatório?
O paciente não costuma apresentar dor necessitando de mínima ou nenhuma medicação analgésica. O desconforto pós-operatório é a obstrução nasal, predominante nos primeiros dias pós-operatórios.
O curativo externo e cor da pele fica posicionado nos primeiros 5 a 7 dias pós-operatório. Pode haver inchaço local e manchas roxas ao redor dos olhos, as quais atingem o seu máximo nas primeiras 48 horas pós-operatórias. Alguma drenagem de secreção nasal é esperada nos primeiros dias pós operatórios.
O resultado é imediato?
É esperado algum inchaço ou edema no pós-operatório da rinoplastia. A recuperação de grande parte desse inchaço se faz na primeira semana e ao longo do primeiro mês pós-operatório. Porém, é bastante conhecido que a finalização do processo de redução do edema é lento e se completa ao longo dos primeiros 6 a 12 meses. Até lá podemos esperar por mudanças graduais no aspecto do nariz, sempre buscando um resultado natural e harmônico com a face.
Desvio de Septo
Desvio de SeptoPra que serve?
A passagem do ar pelo nariz depende de uma correto posicionamento das estruturas do nariz. O septo nasal é a estrutura que divide a cavidade nasal em duas partes.
Quando desviado pode atrapalhar a entrada de ar pelo nariz, sendo uma das principais causas de obstrução nasal no adulto.
A cirurgia para correção do desvio septal é conhecida como septoplastia e tem como objetivo liberar a entrada de ar pelo nariz.
Rinite Alérgica
Pra que serve?
A rinite alérgica é um problema frequente em todas as idades. As suas principais manifestações são congestão nasal, coceira no nariz e olhos, espirros e coriza. Muitas vezes é confundida com resfriado, mas tem causa alérgica. O correto tratamento pode controlar os sintomas com grande impacto na qualidade de vida do paciente.
Hipertrofia de Cornetos Nasais
Os cornetos nasais são estruturas internas do nariz que participam da respiração nasal. Geralmente tem a capacidade de inchar e desinchar ciclicamente, como parte do seu funcionamento normal.
Fatores como alergias, uso crônico de medicações prejudiciais ao nariz, entre outros, podem aumentar o seu tamanho e causar obstrução nasal.
O tratamento vai depender da causa do problema, podendo ser necessário o uso de medicações ou de procedimentos cirúrgicos, e muitas vezes ambos associados.
Concha Média Bolhosa
A concha média pode ter alterações anatômicas que não favoreçam a entrada de ar pelo nariz e/ou a drenagem dos seios da face. Quando pneumatizadas, ou seja, com ar no seu interior, são chamadas de “bolhosas”. O aumento de seu tamanho, pode influenciar em problemas funcionais tais como obstrução nasal ou rinossinusites. O tratamento, quando indicado, geralmente é cirúrgico.
Rinossinusite Crônica
Episódios recorrentes de rinossinusite ou rinossinusites prolongadas podem caracterizar o quadro de rinossinusite crônica. É importante a avaliação por especialista para a definição diagnóstica. A avaliação inclui exames como endoscopia nasal realizada pelo otorrinolaringologista no consultório e tomografia computadorizada de seios da face , para avaliar os seios da face envolvidos.
O tratamento clínico pode ser complementado por tratamento cirúrgico , que envolve cirurgia endoscópica dos seios da face. O objetivo é facilitar a aeração e drenagem dos seios da face para dentro do nariz, assim como facilitar a entrada de medicações para tratamento dos seios da face.
Pólipos Nasais
Doença crônica da mucosa nasal que causa crescimento de pólipos podendo gerar obstrução nasal, secreção nasal e rinossinusites crônicas. O tratamento cirúrgico, com remoção dos pólipos normalmente é indicado e complementado com uso de medicações tópicas e/ou sistêmicas para manter a doença sobre controle.
Tumores da Base de Crânio
Dependendo da localização, tumores cerebrais podem ser tratados através do nariz, evitando aberturas do crânio. O avanço dessas técnicas tem beneficiado muitos pacientes que tem o tumor intracraniano removido por via endoscópica nasal. O trabalho em conjunto do otorrinolaringologista e do neurocirurgião geralmente proporciona um procedimento sem cicatrizes externas e com menor tempo de recuperação.