Escolha uma Página

Agenesia e Malformações

O que é atresia/agenesia congênita?

A atresia nada mais é do que o estreitamento do canal auditivo, que pode se apresentar em diferentes graus. O caso mais grave é a ausência do canal auditivo externo. Além disso, o problema pode estar relacionado com alterações na forma do pavilhão auricular, também chamado de microtia, e com a má formação do ouvido médio. Esse problema ocorre em 1 entre 10.000 a 20.000 nascidos vivos, com a atresia de apenas um ouvido sendo três vezes mais comum do que a atresia de ambos os lados.

Ainda que o ouvido interno e os nervos do corpo humano estejam em perfeita ordem, a falta de um canal auditivo leva a uma perda auditiva.

Um canal estreito facilita, por sua vez, o surgimento de infecções ou, nas situações mais graves, o aparecimento de cistos no ouvido médio.

Quais são os tratamentos para as agenesias?

Em alguns casos, a reconstrução do canal auditivo por meio de cirurgia é uma excelente estratégia para a melhoria da capacidade auditiva. O uso de aparelhos auditivos também é alternativa. Para verificar se essas soluções podem ser adotadas, no entanto, é necessário fazer uma análise clínica do paciente.

Quando é indicada a cirurgia?

A cirurgia é recomendada a partir dos 5 ou 6 anos de idade. A reparação da parte externa da orelha deve ser feita em primeiro lugar. O procedimento exige um grande cuidado pós-operatório para reduzir a possibilidade de complicações.